domingo, 22 de abril de 2012

«O meu amigo Jacinto nasceu num palácio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortiça e de olival.»



«O meu amigo Jacinto nasceu num palácio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura, de vinhedo, de cortiça e de olival. No Alentejo, pela Estremadura, através das duas Beiras, densas sebes ondulando por colina e vale, muros altos de boa pedra, ribeiras, estradas, delimitavam os campos desta velha família agrícola que já entulhava grão e plantava cepa em tempos de el-rei D. Dinis. A sua quinta e casa senhorial de Tormes, no Baixo Douro, cobriam uma serra. Entre o Tua e o Tinhela, por cinco fartas léguas, todo o torrão lhe pagava foro. E cerrados pinheirais seus negrejavam desde Arga até ao mar de Âncora. Mas o palácio onde Jacinto nascera, e onde sempre habitara, era em Paris, nos Campos Elísios, n.º 202.»

Eça de Queirós nasceu no dia 25 de Novembro de 1845 na Póvoa de Varzim. Frequentou  Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde conheceu Antero de Quental, com quem viria a formar o movimento académico que ficou conhecido como «Geração de 70». Foi cônsul em Havana e Paris. Morreu em Paris, em Agosto de 1900.

Eça de Queirós
A CIDADE E AS SERRAS

Colecção BI 069 | PVP: 7 euros

Sem comentários:

Enviar um comentário