terça-feira, 10 de abril de 2012

«Igreja e Sociedade Portuguesa — Do Liberalismo à República»



Igreja e Sociedade Portuguesa — Do Liberalismo à República
 
Manuel Clemente 

Prefácio
Rui Ramos

Colecção: Peninsulares 105 / tema, classificação: História
Data de edição: Março de 2012
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada / 568 páginas


ISBN: 978-972-37-1610-8 / PVP: 24 euros

Disponível, a partir de hoje, nas livrarias Assírio & Alvim

«Os estudos e intervenções reunidos neste volume abrem uma porta fascinante sobre a história contemporânea de Portugal. Não era uma porta fechada, mas era uma porta que precisava de ser aberta assim, com este saber e largueza de vistas. D. Manuel Clemente é um dos nossos maiores especialistas de história do catolicismo contemporâneo. Neste livro, a sua atenção incide principalmente sobre a relação da igreja com o Estado durante a época do Liberalismo, entre o princípio do século XIX e o princípio do Século XX. Mas estão também incluídas aqui importantes e sugestivas investigações e reflexões sobre a vida paroquial em Lisboa no século XX, as esperanças e as angústias de Raul Brandão num “mundo anticristão”, ou a “nova religião” desejada por alguns líderes da I República, como Bernardino Machado. Este é um livro que trata de muitos temas, iluminando todos de um modo seguro e estimulante.»

Rui Ramos

«De que história falamos ou prevemos na nossa pátria portuguesa, cem anos passados da implantação da República? — De que história «repatriada» pelas intransmissíveis responsabilidades imediatas e simultaneamente «expatriada» pela dimensão internacional do deve e haver que é agora o nosso? — Que nos sobra realmente do passado e assim mesmo o autentica por essa mesma realidade sobrante? — E o que somos diferentemente dele, para nos relançarmos com a novidade que se impõe?»

Manuel Clemente

Manuel José Macário do Nascimento Clemente nasceu em Torres Vedras, a 16 de Julho de 1948. Licenciado em História e doutorado em teologia Histórica, lecciona História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa desde 1975, tornando-se director do Centro de Estudos de História religiosa da mesma Universidade. É autor de vários trabalhos sobre o catolicismo em Portugal a partir do liberalismo, nomeadamente Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal. A Sociedade Católica (1843-1853) [Lisboa, UCP, 1993]. Na Assírio & Alvim publicou Portugal e os Portugueses [2008], 1810 – 1910 – 2010; Datas e Desafios [2009] e Porquê e Para Quê? Pensar com esperança o Portugal de hoje [2010].
Ordenado presbítero a 29 de Junho de 1979, foi cónego da Sé de Lisboa, e reitor do Seminário dos Olivais. Nomeado bispo auxiliar de Lisboa, com o título de Pinhel, a 6 de Novembro de 1999, foi ordenado na igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos) no dia 22 de Janeiro de 2000. Em Fevereiro de 2007 foi nomeado pelo Vaticano bispo do Porto, função que assumiu no dia 24 de Março do mesmo ano. Presidiu a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais entre 2005 e 2011. É vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa desde 2011. Em 2012 foi nomeado por Bento XVI membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Recebeu várias distinções, entre elas o Prémio Pessoa em 2009 e a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, atribuída pela Presidência da República Portuguesa, em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário