sábado, 17 de março de 2012


WITTGENSTEIN E A ESTÉTICA
Nuno Crespo

Colecção: Diotima 6 / Tema, classificação: Ensaio (Arte / Filosofia)
Data de Edição: Novembro de 2011
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada / 392 páginas

ISBN: 978-972-37-1528-6
Preço: 16,98 euros / PVP: 18 euros



Num dos seus cadernos de notas Wittgenstein escreveu: «Penso ter resumido a minha atitude relativamente à filosofia quando disse: a filosofia só deveria poder ser poesia». E uns anos mais tarde acrescentou: «A estranha semelhança entre uma investigação filosófica (talvez especialmente na matemática) e uma investigação estética».

Estas afirmações não significam a fusão da filosofia com a poesia ou com a estética, mas sim tomar a poesia como matriz e método filosóficos. Uma proximidade assente em três aspectos fundamentais: a filosofia, como a poesia, implica um modo de composição, uma disciplina da observação e da atenção e uma forma de leitura. Não se trata de transformar o filósofo num poeta, mas faz o filósofo partilhar com o poeta uma relação de tensão relativamente à linguagem, ao modo como se observa o mundo, os outros e a si próprio e, depois, o modo como torna o que vê, compreende e experimenta, acessível, representável e público.

Nuno Crespo nasceu em Lisboa em 1975, cidade onde vive e trabalha. É professor universitário, investigador e crítico de arte. Assinou a curadoria de diversas exposições de arte contemporânea e arquitectura e é autor de ensaios sobre arte e arquitectura. A sua actividade de investigação dedica-se ao cruzamento entre filosofia, arte e arquitectura.

Sem comentários:

Enviar um comentário