quinta-feira, 15 de março de 2012

«Mas, se este livro é uma homenagem ao nosso peixe e ao nosso marisco, ele constitui também e calorosamente uma homenagem a todos os nossos generosos pescadores [...]»


Portugal — O Melhor Peixe do Mundo
Autor
Fátima Moura
Coordenação
José Bento dos Santos
[Academia Portuguesa de Gastronomia]

Colecção: Coração, Cabeça e Estômago Especial 13 / Tema, classificação: Gastronomia
Formato e acabamento: 29,6 x 24,1 cm, edição encadernada / 192 páginas

ISBN: 978-972-37-1597-2
Preço: 35,85 euros / PVP: 38 euros



Receitas dos Chefs Ferran Adrià, Joan Roca, Jean-Michel Lorain, Bertílio Gomes, José Avillez, Leonel Pereira, Paulo Morais e Vitor Sobral.


Durante a minha vida de viajante pelas cinco partes do mundo, devo ter provado o peixe e o marisco de todos os oceanos, de todas as costas, de muitos lagos e muitos rios. E tenho, para mim, a convicção íntima e segura de que, jamais, em lado algum, encontrei a qualidade, o sabor e a frescura que rivalizem com o «meu» peixe de Portugal. Prevejo alguns sorrisos condescendentes quando faço esta afirmação.
E, contudo, para além das questões científicas que provam ter as nossas costas as condições ideais para a vida biológica destas espécies, dezenas de grandes e famosos Cozinheiros, da Europa à Ásia, dos Estados Unidos ao Japão, reconhecem o nosso peixe como o melhor do mundo, tal como os próprios testemunhos de alguns que aqui registamos.
Mas, se este livro é uma homenagem ao nosso peixe e ao nosso marisco, ele constitui também e calorosamente uma homenagem a todos os nossos generosos pescadores que, hoje e ao longo dos séculos, andam diariamente na faina, arrostando com tantos perigos para nos proporcionarem à mesa este delicioso e abençoado produto.

José Bento dos Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário