sexta-feira, 16 de março de 2012

Eduardo Batarda


OUTRA VEZ NÃO. EDUARDO BATARDA

Textos
Eduardo Batarda, João Fernandes, Fernando José Pereira, João Pinharanda e Mariana Pinto dos Santos

Colecção: Arte e Produção 123 / Tema, classificação: Arte Contemporânea
Data de Edição: Dezembro de 2011
Formato e acabamento: 24,7 x 29,7 cm, edição encadernada / 424 páginas

ISBN: 978-972-37-1621-4
Preço: 39,62 euros / PVP: 42 euros

[…] a arte pode estar na parede, pode ter-se na cama, na prateleira, no fogão ou nos pés. […] Digo que dá para tudo. Eu repito que dá para tudo.

Eduardo Batarda


Este é o catálogo da exposição «Outra Vez Não. Eduardo Batarda», patente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves até ao dia 25 de Março de 2012. A obra de Eduardo Batarda assume-se como um desafio: como interpretar a pintura e as suas imagens, referências e comentários? «Outra vez não. Eduardo Batarda», é uma ocasião para conhecer melhor o trabalho de um pintor singular, desde as primeiras obras da década de 1960 até aos quadros realizados em 2011.

«O conhecimento da obra de Eduardo Batarda é essencial ao entendimento da arte portuguesa actual. O seu trabalho vem de meados dos anos 60 do século xx e prolonga-se, neste início da segunda década do novo século, em processos constantes de renovação. Com uma primeira exposição individual em 1968 (Galeria Quadrante, Lisboa) a sua presença como autor tornou-se essencial a partir da exposição onde, em 1975, mostrou, num lugar tão central à vida cultural do tempo como era a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, os trabalhos que realizara em Londres ao abrigo de uma bolsa de estudo da instituição. Mas o conhecimento que possamos adquirir ao definir as características do seu trabalho e ao estudar a sua evolução vai esclarecer também horizontes mais vastos que os definidos pela sua obra e ajudar a entender o contexto global (não apenas artístico) onde se insere, ao qual reage e com o qual interage intensamente (e que, por vezes, a ele reage também intensamente).»

João Pinharanda


DOIS DESENHOS
uma aula ilustrada de iconografia
Autor
Eduardo Batarda

Colecção: Arte e Produção 124 / Tema, classificação: Ensaio (Arte)
Data de Edição: Novembro de 2011
Formato e acabamento: 17 x 24 cm, edição brochada / 272 páginas

ISBN: 978-972-37-1624-5
Preço sem IVA: 26,42 euros / PVP: 28 euros


Com a passagem do tempo, acontece que desenhos «completos» percam (aquilo que já foi) a sua explicação corrente. E pode suceder, depois de uma ou duas gerações, que eles reapareçam como se fossem obras de assunto incompreensível, e de argumento excêntrico ou confuso. Estamos a referir-nos (até mesmo) a composições inteiras, relacionáveis com histórias reconhecíveis, ou que supostamente teriam hoje ainda uma leitura quase imediata. Em casos extremos, até mesmo folhas para cujas invenções houve recurso a iconografias convencionais e bem estabelecidas podem ser julgadas de enredo misterioso. Por outras palavras, os esquecimentos podem interessar áreas muito vastas, e chegam a estar na origem de perdas ou de equívocos na interpretação temática das imagens.

Eduardo Batarda

Sem comentários:

Enviar um comentário