domingo, 27 de maio de 2012

«Trabalhos e Paixões de Benito Prada», de Fernando Assis Pacheco, um romance que «dá um nó nas tripas do leitor»


TRABALHOS E PAIXÕES DE BENITO PRADA
Fernando Assis Pacheco

Colecção: Obras de Fernando Assis Pacheco 5 / Tema, classificação: Ficção
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada / 240 páginas

ISBN: 978-972-0-79308-9
PVP: 14,00



«Num tempo de romances pálidos, anémicos, o romance de Assis Pacheco é uma labareda, saga ardente, acelera o coração, dá um nó nas tripas do leitor. Bem haja!, como dizem os de Coimbra.» Jorge Amado

Galego da província de Ourense, Benito Prada vem para Portugal ganhar a vida, deixando para trás os seus trabalhos e paixões: a casa pobre, o pai afiador, as poucas letras aprendidas na Meiga de Ventosela. Sendo uma obra de ficção não deixa ainda assim de abordar acontecimentos e personagens históricas da primeira metade do século XX, como a visita de Franco à Universidade de Coimbra para receber o título de Doutor honoris causa em Direito. Um livro vibrante escrito num português sumptuoso.

Nasceu em 1937 em Lisboa. Em discurso directo: «Sou o Fernando Assis Pacheco, 41 anos, um pasmado sem cura. Tudo me espanta, gramo a vida, quero morrer mais lá para o verão». Às perguntas «Consideras- te deprimido, introvertido, extrovertido, calmo, fogoso? A que signo pertences? Dás-lhes importância?», Assis responde: «A partir do fim: sou Aquário, mas não ligo peva. Sou todos os adjectivos da pergunta, mas também sou inteligente, esquizóide, reinadio, arrebatado, ponderado e extravagante, embora à vez, para não chatear o indígena». Morreu em 1995, aos 58 anos, à porta da livraria Buchholz.


brevemente

1 comentário:

  1. Ousei escrever um ensaio/resenha sobre: Trabalhos e paixões de Benito Prada, arrebatou-me! Para, mim um dos grandes romances do século XX.
    http://livros-que-li-e-reli.blogspot.com.br/
    Célio Antônio Manso

    ResponderEliminar