quinta-feira, 10 de maio de 2012

«Todas as Palavras» de Manuel António Pina



Corria o ano de 2001 quando a Assírio & Alvim publicou a primeira edição da
Poesia Reunida de Manuel António Pina. Pouco depois escrevia Eduardo Prado Coelho no Público: «Talvez agora, no momento em que a Assírio & Alvim publica a Poesia Reunida de Manuel António Pina, estejamos em condições de poder afirmar que nos encontramos perante um dos grandes nomes da poesia portuguesa actual. Uma extrema delicadeza pessoal, uma discrição obsessiva, uma cultura ziguezagueante e desconcertante, mas sempre subtil e envolvente, um sentido profundo da complexidade da literatura, e também, sobretudo, da complexidade da vida, têm talvez impedido a descoberta plena e mediática deste jornalista e homem de letras também voltado para os jogos mais leves e embaladores da literatura infantil. Contudo, torna-se imperioso dizê-lo agora: este tom deliberadamente menor sustenta uma obra maior da literatura portuguesa».

A edição que agora se apresenta, numa belíssima edição encadernada e substancialmente ampliada, inclui todo o trabalho poético do autor de 1974 a 2011. Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (Leitura Orientada na Sala de Aula — 9.º Ano, Grau de Dificuldade II).

Manuel António Pina nasceu no Sabugal, em 1943. Exerceu advocacia, trabalhou na publicidade e no jornalismo. É autor de uma notável obra literária, galardoada com diversos prémios, entre eles o Prémio Camões em 2011.

 

 
Colecção: Documenta Poetica 62 Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição encadernada / 400 páginas 
 ISBN: 978-972-0-79293-8 PVP: 20,00

Sem comentários:

Enviar um comentário