terça-feira, 4 de setembro de 2012

«Contos de São Petersburgo», de Nikolai Gógol


já disponível em nova edição

CONTOS DE SÃO PETERSBURGO
Nikolai Gógol


Tradução do Russo

Nina Guerra e Filipe Guerra

Colecção: O Imaginário 95 / Tema, classificação: Ficção
Formato e acabamento: 14 x 21 cm, edição brochada com badanas / 248 páginas

ISBN: 978-972-0-79313-3 / Preço: 15,00 euros


Estão aqui reunidas as cinco «Histórias de Petersburgo» - Avenida Névski (1834), Diário de um Louco (1834), O Nariz (1836), O Retrato (1841) e O Capote (1841). Acrescentou-se A Caleche (1836), pequeno conto que alguns autores integram neste ciclo. Trata-se do chamado «segundo período» da obra do autor, que se seguiu ao período das histórias ucranianas - Noites na Granja ao pé de Dikanka e Mírgorod.
Estes contos do fantástico-real (ou real-fantástico), integrando o humor e a sátira inconfundíveis de Gógol, tiveram grande influência no ulterior desenvolvimento da prosa literária russa e, também, no de todas as literaturas ocidentais. A modernidade das propostas de Gógol continua mais viva do que nunca nestas histórias em que a personagem principal é a cidade de Petersburgo: mesquinha, sufocante, ridícula, irrisória e ilusória.


«O que é um facto é que o comprido e sensível nariz de Gógol descobriu novos odores na literatura (que conduziam a um novo frisson). Como diz o provérbio russo "o homem que tem o nariz mais comprido vê mais longe"; e Gogol via com as narinas. O órgão que nas suas obras juvenis era apenas um acessório carnavalesco encontrado nessa loja de adereços baratos chamada "folclore", revelou-se, no auge do seu génio, o seu mais importante aliado.»  

Vladimir Nabokov

Sem comentários:

Enviar um comentário