sexta-feira, 15 de março de 2013

«Fogo», de Gastão Cruz


FOGO
Gastão Cruz


Colecção: Poesia Inédita Portuguesa / Tema, classificação: Poesia
Data de Edição: Março de 2013
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada / 64 páginas
ISBN: 978-972-37-1676-4
Preço: 10 €


Este é o mais recente livro de poesia de Gastão Cruz, nome incontornável da poesia portuguesa contemporânea, reconhecido pelos leitores e pela crítica, como o prova a sua recente nomeação como finalista do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2012.



Gastão Cruz nasceu em 1941, na cidade de Faro, no Algarve, e licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor do ensino secundário, exerceu paralelamente, entre 1980 e 1986, a carreira de leitor de Português no King's College de Londres e dirigiu, durante muitos anos o grupo de teatro Teatro Hoje / Teatro da Graça, que ajudou a fundar.
Ainda muito jovem, com apenas 19 anos, Gastão Cruz, manifestando já um grande apego pelo texto poético, publica A Morte Percutiva, no histórico volume coletivo Poesia 61.
Nome central na poesia portuguesa contemporânea, publica assiduamente na Assírio & Alvim e a sua obra tem sido distinguida com inúmeros prémios, entre eles o Grande Prémio de Poesia da APE e o Prémio Correntes d’Escritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário